“O TRANSPORTE É PÚBLICO, MEU CORPO NÃO” – TCI lança campanha para combater o assédio sexual dentro do transporte coletivo
A TCI realizou um evento na tarde desta terça feira, 22 de outubro de 2019, no Bella Vista Boulevard, para o lançamento da campanha “O Transporte é Público, Meu Corpo Não” em parceria com a Prefeitura de Itatiba e patrocínio da ÉD+ e AquaOdonto.
O evento, que também contou com a presença e PoketShow da dupla Gian&Giovani e do Gabriel (que fazia dupla com o Zé Henrique), tem como principal objetivo a conscientização da população sobre o tema. É importante quebrar o silêncio entre as mulheres, para que todas as usuárias dos ônibus possam denunciar, mostrando os canais de denúncia, quais são as práticas consideradas assédio e quais as possíveis consequências para o agressor.
Decorrente dos altos índices de violência contra a mulher que acontece em todos os lugares, incluindo dentro do transporte público, a vereadora Deborah Cássia fez um projeto de lei que foi sancionada pelo prefeito Douglas Augusto no decorrer deste ano, no qual se dispunham medidas de prevenção e combate ao assédio sexual de mulheres nos meios de transporte coletivo no âmbito do Município de Itatiba.
Desta forma, duas ações foram feitas: a primeira consistiu na implementação de câmeras de segurança que trouxeram mais proteção aos usuários, além de possibilitar a identificação de quaisquer tipos de violência; foram instaladas 3 câmeras em cada um dos ônibus de toda a frota, para que fosse possível registrar as imagens do salão completo dos veículos. Já a segunda teve caráter educativo, a partir da qual a empresa colocou cartazes informativos nos painéis internos de toda sua frota.
A TCI também conta com o PAC – Programa de Atendimento ao Cliente que é um canal sigiloso dentro da empresa através do qual a vítima poderá registrar o ocorrido e será orientada e amparada.
O próximo passo será realizar, através da panfletagem, uma blitz informativa nos principais terminais e pontos de embarque da cidade, onde a população poderá tirar suas dúvidas. Os panfletos mostrarão quais ações são caracterizadas como assédio (sendo elas de cunho verbal, ato obsceno, assédio, importunação e estupro); nele também é possível identificar quais são os canais de denúncia: a Polícia Militar – 190 e o Disque Denúncia – 180 e, não menos importante, passa orientações para a vítima em caso de assédio (guardar as informações do horário, data, linha, prefixo do veículo e roupa e característica do agressor). Finalmente, também expõe aos agressores que a pena em caso de assédio é inafiançável de até 5 anos.
Por fim, a TCI e a Prefeitura de Itatiba têm como principal objetivo mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas e que não medirão esforços para ajudá-las.